- Área: 4820 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ema Peter
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Brisco Wood Preservers, Flame Control, GE Lighting, Guardian Glass, Insulspan, Jaga, Kawneer, Morinwood, Oregon Lumber Company, Quantum Chemical, Sansin, Sedia Systems, Structurlam, Tremco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Wood Innovation Design Centre (WIDC) é um espaço de encontro para pesquisadores, acadêmicos e profissionais de design que geram ideias para usos inovadores da madeira. Os pavimentos inferiores do edifício proporcionam instalações dedicadas à educação no desenho integrado de madeira. Os pavimentos superiores oferecem espaços de escritório para organizações relacionadas com a indústria do governo e a madeira. O edifício de oito pavimentos e 30 metros de altura é o edifício de escritórios de madeira mais alto do mundo, um ponto de referência que logo será superado por outros.
Concebido para mostrar o potencial do uso da madeira na construção de estrutura de alturas médias e grandes. O projeto incorpora uma estrutura simples e "seca" com painéis de piso com sistemas integrados CLT, colunas e vigas de madeira laminada, e paredes de madeira. A simplicidade estrutural do edifício é facilmente replicável, uma escolha fundamental realizada com o interesse de ver a muitos outros arquitetos, engenheiros e promotores privados reconhecerem o valor no desenho da madeira produzida em massa como alternativa ao aço e concreto.
Este projeto estabeleceu muitos precedentes no contexto de América do Norte através da construção de uma ampla pesquisa de engenharia e provas pela equipe de projeto para demonstrar a segurança e a validade das técnicas de construção de madeira. O conceito estrutural básico para o WIDC pode ser utilizado para edifício de até 20 e 30 pavimentos de altura, com poucas modificações, como se descreve no caso de Tall Wood (M. Green & E. Karsh, 2012). Logo, esperamos que os códigos de construção na América do Norte comecem a adotar a construção em altura de madeira como um padrão, uma prática segura.